
O que é Segurança Psicológica?
É um conjunto de crenças compartilhadas dentro de uma organização, criando um espaço seguro onde as pessoas podem discutir abertamente, se expressar, assumir riscos e cometer erros sem sofrer consequências negativas ou ser julgado, sendo considerada um evento relacional no ambiente de trabalho.
Por este motivo, confiança e respeito são essenciais para a construção da segurança psicológica, sendo uma responsabilidade de todos para que os resultados sejam efetivos.

Benefícios de trabalhar em um ambiente com segurança psicológica:
-
Melhora o clima e potencializa performance da equipe
-
Fomenta a inovação e a motivação
-
Favorece a comunicação
-
Favorece o engajamento, o respeito e a confiança
-
Melhora a resolução de problemas
-
Impulsiona a produtividade
-
Facilita o desenvolvimento pessoal
Como construir um ambiente com segurança
psicológica na prática?



Dicas práticas:
-
Elogie seus colegas, citando exatamente o que você admira, como, por exemplo: “Você apresenta muito bem!” ou “Achei muito legal a solução que você encontrou para esse problema.”
-
Observe as atividades e talentos dos colegas, reconhecendo seus esforços e potencial, como: “Notei como você se dedicou ao projeto e aos resultados.”
-
Crie um ambiente de feedback positivo, incentivando todos a compartilhar suas conquistas e aprendizados. Organize um momento regular para reconhecer o esforço da equipe, como em reuniões e apresentações.
-
Celebre as pequenas vitórias, tanto individuais quanto coletivas. Um simples “Parabéns pela entrega do projeto, a equipe realmente se destacou!” pode motivar muito.
-
Utilize notas ou mensagens de agradecimento, expressando o quanto você valoriza a contribuição de alguém, como: “Obrigado por sua ajuda nesta tarefa, sua experiência foi fundamental!”.



Dicas práticas:
-
Sugira um horário reservado nas reuniões do time para que as pessoas possam conversar, compartilhando e ouvindo opiniões diferentes com espaço igualitário e sem desvalorização.
-
Ouça com interesse, sem interrupções, e depois faça perguntas e reflexões a respeito para entender melhor as diferentes perspectivas, ideias e necessidades.
-
Concentre-se completamente na pessoa que está falando, evite distrações, como olhar para o celular ou pensar em outras tarefas.
-
Evite julgamentos. Mantenha uma mente aberta e não faça suposições ou julgamentos precipitados sobre o que a pessoa está dizendo.
-
Pesquise sobre diferentes culturas, religiões, orientações sexuais, identidades de gênero e outros aspectos para ampliar seu contato e respeito com a diversidade humana.



Dicas práticas:
-
Respire fundo e controle sua impulsividade, se necessário, dando uns 5 minutos para você se estruturar.
-
Fale sobre o problema, pensando em resolvê-lo!
-
Assuma seus erros. Pratique o ‘’Eu errei, me desculpem!’’ ou ‘’Lamento que isso tenha acontecido, podemos pensar numa melhoria para evitar que aconteça novamente? ’’


Dicas práticas:
-
Quando ocorrer um erro, respire fundo e tome um momento para refletir.
-
Concentre-se na solução e no que pode ser aprendido com o erro.
-
Mantenha uma postura de curiosidade e análise, sem buscar culpados ao falar sobre o erro.



Dicas práticas:
-
Traga ideias dos processos que você já executa ou que você tenha observado e podem ser úteis em outras áreas/processos.
-
Proponha grupos para discussão e debate, incluindo pessoas de outras áreas ou setores para ampliar suas perspectivas.
-
Fale com a sua liderança, peça ideias e compartilhe seu ponto de vista sobre os itens discutidos.



Dicas práticas:
-
Pergunte se a pessoa pode te ajudar e descreva de que forma você espera que a pessoa te ajude. Você pode dizer ‘’Você consegue falar comigo 10 minutos sobre uma apresentação que estou com dificuldades? ’’, explicando exatamente qual é o problema.
-
Exponha o nível de prioridade, dizendo ‘’Você consegue me ajudar com isso até o final da semana, por favor?’’. Assim, o outro consegue ser mais assertivo com o apoio.
-
Pergunte de que forma você pode ajudar quando pedirem sua ajuda e responda de acordo com o tempo e prazo disponíveis.



Dicas práticas:
-
Seja acessível! Demonstre uma postura aberta e receptiva, mantendo contato visual, mostrando que você está engajado.
-
Ofereça ajuda de forma a contribuir com os sucessos da equipe. Por exemplo: ‘’Percebi que você pode ter ficado um pouco sobrecarregado com a divisão de tarefas que fizemos. Como posso te ajudar para finalizarmos sem ficar pesado?’’.
-
Procure ter momentos de descontração, trocando dicas, experiências e ideias. Dedique parte do seu tempo para conhecer seus colegas entre as pausas do trabalho.







